Estamos num dos ciclos mais emblemáticos da STAT, o ciclo da Convicção! Na STAT, definimos a Convicção com a simples afirmação “Eu Consigo!”.
Isto porque afirmar positivamente algo como “Eu Consigo” frente à adversidade faz com que os desafios se transformem porque em vez de ver a impossibilidade, vê-se a possibilidade.
Vejamos um caso concreto: um aluno que tem de aprender uma técnica nova, digamos, um pontapé rotativo!
A questão é aquilo que se faz a partir deste ponto. Continuar a dizer “eu não consigo” não parece ser um bom ponto de partida, pois não? Mas é o ponto de partida de muita gente, infelizmente. Portanto, há que fazer as coisas de forma diferente e isso começa por dizer, “EU CONSIGO”, mesmo que não consigamos…ainda.
Já sabem, a partir desse momento, estão a olhar para as possibilidades e não para as impossibilidades. É uma pequena diferença que faz toda a diferença.
O compromisso: “A vitória de amanhã conquista-se hoje”
A determinação: “Não deixo acontecer, faço acontecer!”
A concretização: “Termina quando estiver terminado”
Porque aquilo que separa a ideia do resultado é a nossa capacidade de agir. Pessoas com determinação sabem que não basta esperar para ver se as coisas acontecem, fazem acontecer.
A determinação é, na prática, “por as mãos na massa”! É agir no sentido daquilo que nos comprometemos e não abandonar o caminho mas, ao invés, agir consistentemente no sentido que se pretende.